A psicologia positiva assenta nos três pilares da felicidade, as emoções positivas, o envolvimento e o sentido para a vida, ela procura ajudar o individuo a focar-se no que tem de bom, nos momentos óptimos e não somente a remexer feridas. Há que falar dos problemas sim, mas sempre na perspectiva das soluções. Construir o caminho focando-nos nos sucessos. Descortinar o que posso fazer para chegar ao meu objectivo, que é ajustado mediante a realidade. Conseguir de dia para dia ter mais momentos bons. Encontrar um sentido para a vida, ganhar perspectivas e valorizar sempre o acontecimento. No fundo, os momentos mais felizes estão muitas vezes, nas pequenas vitórias que conseguimos durante o nosso percurso para a felicidade.
Não é necessário ter algo grave para recorrer à psicologia positiva, basta ter vontade de investir em nós.
De acordo com investigações da área da psicologia positiva, existem algumas actividades que pode desenvolver que têm impacto no seu bem-estar:
_No final de cada dia, guarde alguns minutos para escrever três coisas que correram bem no seu dia e o motivo desse sucesso;
_Semanalmente, escreva uma carta a alguém, valorizando ou apreciando positivamente a presença dessa pessoa na sua vida;
_Crie o seu jornal de gratidão, escrevendo regularmente sobre o que está grato por existir na sua vida (pessoas, momentos, situações...);
_No seu dia-a-dia pratique actos de altruísmo. Pequenos gestos em prol dos outro ajudam-nos a sentir mais positivos.
em revista "Happy Women", Outubro 2008
"Um dia podes ter a certeza que iremos ser grandes pessoas a nível mental e humano. Nós crescemos de maneira diferente, é isto que nos distingue e nos permite ter capacidades extraordinárias. Amanhã e todos os dias acordaremos e perguntaremos a nós mesmas: O que é que eu posso fazer hoje para me sentir feliz?, e começas um novo dia a lutar por ti!"